sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Oii turma estamos postando um livrinho que fizemos na diciplina de Fundamentos da Educação Infantil enfatizando a importancia do lúdico para as crianças e algumas brincadeiras.

O lúdico
As atividades lúdicas são de grande importância para o desenvolvimento das potencialidades das crianças, trazendo benefícios para o seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. As atividades lúdicas são todas e quaisquer animações que tem o objetivo de causar prazer e entreterimento para quem pratica. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando algumas atividades lúdicas.
A atividade lúdica se espelha na realidade, onde a criança tem a oportunidade de criar o seu próprio mundo, suas próprias experiências com seu gosto e interesse.
Na educação infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.
É na educação infantil que as crianças estão formando sua identidade e grande parte de sua estrutura física sócia afetiva e intelectual, e as atividades lúdicas são estratégias que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento das crianças.
A atividade lúdica trabalha a assimilação de valores, a aquisição de comportamento, o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, o aprimoramento de habilidades, e a socialização das crianças, temos como exemplo o desenhar, o brincar, o jogar, o dançar, o ler, o passear, o dramatizar e o cantar dentre outros, são atividades lúdicas.

 Essa foi a capinha do nosso trabalho

Brincadeiras
Campo minado
Jogando o jogo
Demarque no espaço de jogo uma área especifica. Nesta área demarcada, prenda balões cheios no chão, deixando o mínimo de espaço livre. Forme dois grupos, que ficarão em lados opostos á área, “mimada”.
Ao sinal do animador, um representante de cada grupo deverá atravessar primeiro, sem estourar nenhum balão, pontua para sua equipe. O jogo acaba quando todos cruzarem o campo minado, somando-se a pontuação total para determinar o grupo vencedor.
Conversando sobre o jogo
Este é um jogo que alia velocidade á noção espaciotemporal. Estratégias elaboradas pelos grupos evidenciam o componente cognitivo, exercitando o raciocínio em conjunto. Inaugure uma discussão acerca das guerras e de como os campos minados são utilizados como estratégias cruéis para vencer o inimigo.

 Dança da garrafa

Jogando o jogo         
Duas ou mais equipes, sendo que cada participante deverá estar com um pedaço de barbante preso á cintura, com a outra extremidade do barbante amarrando a um lápis ou caneta, formando um pequeno rabo.
Para cada grupo, corresponderá uma garrafa, que deverá fiar a uma distancia determinada pelo animador, frontalmente. Dado o sinal de partida, um participante de cada grupo deverá ir até a garrafa e, sem o auxilio das mãos, colocar o lápis dentro da garrafa. Assim quem conseguir, ele retorna ao seu grupo, devendo o próximo executar tarefa, até que todos tenham feito. Vence quem terminar primeiro.
Conversando sobre o jogo
Ótima atividade para desenvolver coordenação motora, ritmo e noção de espaço. Tente perceber cada um destes elementos na brincadeira. Por se executar um movimento semelhante ao “rebolar”, explore a questão de gênero numa sociedade em que “homem que é homem não rebola”.


Jogo da Feira

Jogando o jogo
Disponha os participantes sentados em um circulo. Peça para que cada criança diga um nome de uma fruta, verdura ou legume que o representará na brincadeira. O animador então começa a atividade dizendo “Fui à feira e comprei limão”. O participante que representa “limão”, responderá “limão você não compra______”, passando a vez para o jogador que representa a fruta dita, que terá que responder prontamente.
Conversando sobre o jogo
Brincadeira que exercita a atenção, o raciocínio e a percepção auditiva. Ideal para se trabalha como atividade de “pouco esforço físico”. Discuta com o grupo as regras do jogo, evidenciando os perigos da tão utilizada prenda que, no meu entendimento, não passa de uma punição para quem erra. Evite também o fator de exclusão são elementos destoantes do caráter lúdico e, portanto, devem ser evitados nos espaços de jogos e brincadeiras.


Jogo da música

Jogando o jogo
Divida o grupo em duas equipes. Coloque em uma caixa papeizinhos dobrados, cada um contendo uma palavra. Determine qual grupo começa o jogo, com um participante sendo chamado a retirar um papelzinho da caixa. O jogador terá então que ler a palavra, tendo 1 minuto para cantar uma música que contenha a palavra sorteada. Cada acerto equivale a um ponto para a equipe. O jogador, não conseguindo, passa a vez para a outra equipe.
Conversando sobre o jogo
Brincadeira que explora a memória musical. Desenvolve a cooperação, pois exercita a participação em grupo, com noção de coletividade. Estabeleça uma adequação na escolha das palavras, proporcionando um grau de exigência satisfatório. Este jogo pode ser utilizado em vários espaços de intervenção, como gincanas, colônia de férias, acampamentos, hotéis e outros.


Passe a bola

Jogando o jogo
As crianças formam duas filas. Ao sinal dado pela professora, as duas primeiras crianças da fila apanham as bolas e passam-nas sobre a cabeça, para as seguintes, até o final da fila. A última passa a bola por entre as pernas até chegar á primeira criança da fila.
Conversando sobre o jogo
- Despertar a atenção e favorecer o controle do espaço por onde a criança se desloca. Mobiliza os sentidos, a afetividade, a inteligência;
- Favorece a socialização;
- Ajuda no desenvolvimento do ritmo, da atenção, da observação;
- Age sobre os membros superiores, favorecendo a apreensão direcional, a mobilidade do quadril, do tornozelo e do pé;
- Atua ainda sobre a cabeça, o tronco e a bacia, possibilitando ação seletiva e motricidade geral.


Corrida da bola

Jogando o jogo
Amarrar uma bola no centro de um cordão de três metros de comprimento. Duas crianças disputam a bala. Cada uma numa ponta começa a enrolar o barbante até chegar á bala.
Conversando sobreo jogo
Desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora.


Equipe: Caroline da Paz,
Gabriella Alves,
Isadora Freitas,
Joseane Rodrigues,
Leila Suzana,
Maria Clarissa Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário