quinta-feira, 17 de novembro de 2011

E ia galera! Estamos postando um plano de aula feito na diciplina de didática l sobre geometria para educação infantil.Esperamos que gostem.Até a próxima..

PLANEJAMENTO
ESCOLA: PEDACINHO DO CÉU
PERIODO: 2°
DATA: 16/11/2011
TURNO: Vespertino      
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 01 aula
EIXO TEMÁTICO: Matemática
CONTEÚDO: Geometria
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Identificar as formas geométricas bidimensionais (quadrado, triângulo, círculo e retângulo) no ambiente onde estão inseridos;
·         Caracterizar cada forma geométrica
·         Trabalhar o reconhecimento das cores primarias e secundárias;
·         Desenvolver a coordenação motora e o raciocínio lógico;
·         Formar novos desenhos utilizando os existentes.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
1° MOMENTO: Explicar e caracterizar cada forma geométrica e estimulá-los a perceber as formas geométricas no espaço da sala de aula;
2°MOMENTO: Ler o poema “Rimas sobre as formas geométricas”;
Rimas sobre as formas geométricas
Eu sou o quadrado          
Bonito demais
Tenho quatro lados
E todos iguais
E eu sou o círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua
Eu sou o triângulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos
Eu sou o retângulo
Cresci mais de um lado
Para fazer inveja
Ao senhor quadrado.
(autor desconhecido)
3° MOMENTO: Na tampa de uma caixa (pode ser de sapato) com auxilio de um compasso e uma régua desenhe as formas geométricas que deseja utilizar, com vários tamanhos e espessuras, recorte e as pinte, se preferir faça de papel colorido. A criança deve encaixar cada peça de acordo com a sua forma e tamanho correspondentes. Assim além de trabalha as formas geométricas a criança vai aprender sobre as cores, espessura, tamanho, raciocínio lógico e a discriminação visual.
RECURSOS DIDÁTICOS: Folhas do poema para cada criança, caixa, compasso, régua, tesoura sem ponta, tinta e papel colorido.
AVALIAÇÃO: Analisar se os alunos reconhecem as formas geométricas em diferentes objetos do cotidiano. Observar se ampliaram seus conhecimentos através da realização da atividade.

REFERÊNCIAS:
 MARTINS, Raquel. Estimulação á leitura e á escrita: Iniciação á matemática. Disponível em:<hpp://teducaçaodeinfancia.com/rimas-sobre-asformas-geometicas/->. Acesso em: Nov.2011.
RIZZO, Gilda. Jogos Inteligentes: a Construção do Raciocínio na Escola Natural. Disponível em:<http://novaescola.abril.com.br/ed/165_set03/html/matematica.htm->.Acesso em: Nov.2011.
Dupla: Gabriella Alves,
 Everson Silva.

Um comentário: