Oi Gente... Abaixo temos um Planejamento para o Ensino Fundamental com o Tema: Contação de Histórias!
PLANEJAMENTO
Público Alvo: Ensino Fundamental
Período de Execucação: 6 meses / semanalmente
Tema: Contação de História no Ensino Fundamental
Conteúdo: Língua Portuguesa
Objetivo Geral: Desperta nos alunos o interesse pela leitura
Objetivos Específicos: Levar os alunos a ter um contato direto com os livros
Desenvolver a oralidade
Metodologia:
1º Dia:
· Informar as crianças a respeito do tema do planejamento, sua duração e apresentar-lhes a mini-biblioteca da sala. Permitir que os alunos cheguem perto da mini-biblioteca, peguem os livros e os folheem.
· Pedir para os alunos sentarem em círculo.
· A professora apresentará às crianças um livro que já tenha lido com antescedência (seu título, autor, contar sua história e dizer qual parte do livro achou mais interessante).
· Explorar o livro e sua história, levantando alguns questionamentos às crianças.
· Pedir para que as crianças se dirijam até a mini-biblioteca e que cada uma escolha um livro de sua preferência.
· Informar as crianças que elas deverão levar os livros para casa e terão uma semana para os ler. Com a ajuda dos pais ou responsáveis deverão preencher uma Ficha Literária a respeito do livro lido.
Próximos dias:
· Receber as Fichas Literárias das crianças.
· Pedir para que as crianças se sentem em círculo com os seus livros em mãos. Enquanto uma música é tocada ou cantada, o professor passará um livros entre as crianças, quando a música parar, a criança que estiver com o livro deverá apresentar o livro que leu aos colegas ( seu título, autor, a história e a parte do livro que açhou mais interessante).
· O professor explorará a história contada pelos alunos fazendo questionamentos.
· As crianças devolverão os livros na mini-biblioteca e no final da aula o professor permitirá que elas escolham outro livro para levar para casa.
· Entregar novas fichas de interpretação aos alunos para serem feitas em casa.
Recursos Didáticos:
· Mini-biblioteca: painel de TNT com bolsos na mesma quantidade dos alunos, que seram utilizados para colocar livros.
· Livros infantis para crianças do ensino fundamental na mesma quantidade dos alunos.
· Fichas Literárias.
Avaliação:
A avaliação será feita através das fichas literárias entregues pelos alunos e da observação do interesse, participação e envolvimento das crianças,
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA, Janete Leopoldo da. Trabalhando histórias infantis nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em: http://www.pergamum.udesc.br/dadosbu/000000/000000000001/000001B4.pdf. Acesso em: Ago/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário